sexta-feira, 2 de março de 2012

O protocolo de exercício que mudou o mundo.

Izumi Tabata, investigador Japonês, mudou a forma como o mundo vê o benefício do exercício em 1996 quando foi publicado o estudo por si efectuado tendo por base um protocolo que conheceu quando trabalhou com uma equipa de patinagem de velocidade cujo treinador lhe pediu para analisar.

O famoso protocolo que ficou conhecido simplesmente por "Tabata" consiste em em oito séries consecutivas de 20 segundos de exercício com o máximo de intensidade possível (no caso do estudo 170% VO2max), seguidos de 10 segundos de descanso. Este protocolo dura portanto (excluindo aquecimento e arrefecimento) 4 minutos totais.
Tabata e colegas compararam este protocolo com vulgar exercício de intensidade média e duração longa (60 minutos a 70% VO2max) chegaram à conclusão que este tipo de exercício de alta intensidade intervalado (HIIT) não só tem efeito positivo marcado na performance aeróbica como na capacidade anaeróbica, ao passo que o exercício de intensidade média e longa duração tem apenas efeito na capacidade aeróbica sem benefício da capacidade anaeróbica.

Desde então o protocolo foi adoptado e adaptado por milhares de praticantes dos mais diversos desportos imagináveis, verificando a veracidade dos resultados, sendo apenas necessário fazer uma pesquisa no Google ou YouTube para o verificar.

Sem comentários:

Enviar um comentário